O setor de planos de saúde empresariais, assim como outros, tem testemunhado a implementação de diversas mudanças e inovações que têm como principal razão o melhoramento da qualidade de vida e saúde de seus consumidores.
Nesse sentido, com a evolução da tecnologia e a crescente preocupação do público geral com a própria saúde, especialmente em decorrência da pandemia de COVID-19 que devastou o mundo nos últimos anos, diversas tendências têm sido propostas no mercado de planos de saúde, trazendo avanços significativos para o setor.
É sobre isso que conversamos hoje, portanto, fique ligado no que a Lupha preparou para você!
Principais tendências e inovações no setor de planos de saúde para 2023
Entre as principais tendências e inovações no setor de saúde complementar, podemos citar:
- Atualização das coberturas oferecidas pelos planos de saúde
Seguindo a atualização de coberturas de 2018, em 2023, é possível que vejamos modernizações na legislação dos planos de saúde.
Entre os procedimentos cotados, tem-se:
- cobertura de medicamentos orais usados no tratamento de diversos tipos de câncer, como leucemia, câncer de próstata, câncer de pulmão, melanoma, entre outros;
- cobertura para a realização de tomografias computadorizadas feitas com emissão de pósitrons;
- cobertura de procedimentos envolvendo radiação para tratamento do ceratocone;
- entre outros.
- Telemedicina
Muito utilizada e difundida sobretudo durante a pandemia, a telemedicina está se tornando cada vez mais popular e acessível, e mudando a forma de acesso a cuidados médicos.
Não raramente, por exemplo, ouvimos falar de alguém que se consultou com um profissional da área da saúde online, não é mesmo?
Essa é a personificação da adesão ao recurso e se traduz em acesso a médicos especializados de qualquer lugar.
- Impressão 3D
Na vanguarda das inovações, está a impressão 3D, que com o passar do tempo, está sendo cada vez mais empregada na área da saúde e vem como uma solução para a criação de próteses e outros dispositivos médicos.
- Bots de atendimento
Os bots de atendimento já são uma realidade, mas é bastante provável que em 2023, vejamos isso em maior escala.
É bem possível, por exemplo, que neste ano, os bots sejam empregados na abertura de fichas médicas, envio de laudos diretamente ao médico responsável e em outros procedimentos com o objetivo de agilizar atendimentos, cadastros e diagnósticos.
Como essas inovações podem afetar as empresas?
Tendências e inovações sempre vêm acompanhadas de significativos impactos sobre determinados setores, e isso não seria diferente com o setor de saúde complementar.
Falando de coberturas mais amplas, por exemplo, temos que isso pode aumentar o custo dos planos de saúde empresariais e a satisfação dos funcionários com os planos e benefícios recebidos.
Já quando o assunto é telemedicina e bots de atendimento, o impacto vem na forma de uma transmissão mais ágil, acessível e precisa de informações. E por fim, em se tratando da implementação da impressão 3D, essa pode resultar em cirurgias mais precisas e eficientes, o que pode levar a um tempo de recuperação mais curto para os funcionários e, consequentemente, a uma redução do absenteísmo dos colaboradores.