Qual o gasto médio dos brasileiros com planos de saúde?

O mercado de planos de saúde no Brasil é um dos mais movimentados e complexos do mundo, oferecendo uma variedade de opções para os consumidores.

Mas quanto os brasileiros gastam em média com planos de saúde?

No artigo de hoje, exploramos um pouco essa questão e outras informações relevantes sobre o assunto.

Confira!

O mercado de planos de saúde no Brasil

O mercado de planos de saúde no Brasil é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define as regras para a operação das empresas e protege os direitos dos consumidores.

Atualmente, existem mais de 50,5 milhões de pessoas com planos de saúde no país, sendo que as principais operadoras são a Amil, a SulAmérica, a Bradesco Saúde e a Unimed.

Com uma ampla variedade de empresas, o setor de planos de saúde tem uma grande importância na economia brasileira. Sendo o responsável pela geração de diversos empregos e a movimentação de bilhões de reais anualmente.

Custo-benefício dos planos de saúde

Antes de falarmos sobre o gasto médio com planos de saúde, é importante avaliar o custo-benefício desses serviços.

Via de regra, os preços dos planos podem variar de acordo com alguns fatores, como a região do país, a faixa etária dos consumidores e outros. Além disso, é necessário considerar também a qualidade e quantidade de serviços oferecidos pelas operadoras.

Por que estamos dizendo isso?

Bom, porque, em geral, os planos de saúde mais caros costumam oferecer uma cobertura mais ampla, incluindo procedimentos de alta complexidade e hospitais renomados. Por outro lado, planos mais acessíveis, costumam ter uma cobertura mais limitada, representando uma opção interessante para quem não precisa de muitos serviços médicos.

Gasto médio com planos de saúde em solo brasileiro.

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o gasto médio anual com planos de saúde no Brasil é de R$ 4.262 por beneficiário. Esse valor inclui as mensalidades pagas pelos consumidores e as coparticipações, sendo as taxas cobradas pelos planos de saúde em alguns procedimentos.

Conforme o Instituto, mesmo em um cenário de queda na quantidade dos beneficiários, os gastos cresceram, e isso se deve a diversos fatores, entre eles:

  • a adoção de novas tecnologias;
  • o aumento da frequência de acionamento dos procedimentos e serviços de saúde;
  • o envelhecimento geral da população brasileira;

Outro fator apontado pelo IESS e que contribuiu para esse aumento é o perfil dos beneficiários: segundo fontes, idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão, doenças pulmonares, diabete, doenças cardíacas e cânceres, tendem a procurar fazer planos de saúde e, assim, passam a dispender mais dinheiro com despesas relacionadas.

Considerações finais: reflexões sobre o acesso à saúde no país e a importância dos planos privados

Analisando o contexto exposto e os gastos médios com planos de saúde no Brasil, é inevitável fazer reflexões quanto ao acesso à saúde no país e a importância dos planos privados no território.

Nesse sentido, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) seja reconhecido mundialmente como um modelo avançado de acesso universal à saúde, sua efetividade ainda é limitada em muitas regiões do Brasil. A falta de infraestrutura, de profissionais capacitados e de recursos financeiros suficientes são alguns dos desafios enfrentados pela rede pública de saúde.

Diante desse cenário, os planos de saúde privados têm se apresentado como uma alternativa para quem busca acesso a serviços de saúde de qualidade e com maior rapidez. Além disso, também promove acesso a coberturas mais amplas. Entre elas, procedimentos de alta complexidade, uma maior rede de hospitais credenciados e mais tranquilidade no que se refere à própria saúde.

“Gerenciamento de custos com planos de saúde: a importância de uma análise anual e do apoio profissional”

Diante do alto custo dos planos de saúde no Brasil, é fundamental que os consumidores estejam sempre atentos a essa despesa e busquem maneiras de economizar sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.

Para isso, é recomendável fazer uma análise anual dos custos e avaliar se estão usando todas as coberturas contratadas. Além disso, conte com o apoio de profissionais especializados, como corretoras de planos de saúde, pode ser uma boa estratégia para encontrar opções mais adequadas ao perfil e às necessidades de cada um.

Dessa forma, é possível garantir uma cobertura adequada e minimizar os gastos com planos de saúde.

Portanto, se você está em busca de economizar em seus gastos com plano de saúde e deseja rever seus custos e coberturas, fale conosco.

A Lupha corretora é uma corretora, que pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção de plano de saúde de acordo com suas necessidades e orçamento.

Com uma equipe de profissionais experientes e qualificados, oferecemos um atendimento personalizado. O objetivo é te ajudar a entender os diferentes tipos de planos e escolher o que melhor atenda  às suas necessidades.

Assim, você pode fazer a escolha certa, garantindo um serviço de qualidade e economizando em seus gastos com saúde.

Faça contato hoje mesmo!

Quer um atendimento personalizado e exclusivo?

Conte com a gente para encontrar o plano de saúde ideal para você.