Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm transformado profundamente diversas áreas da sociedade, e a saúde não é exceção. No Brasil, por exemplo, as healthtechs — empresas que oferecem soluções tecnológicas estão trazendo muitas inovações para o setor de saúde. Assim, estão mudando a forma de acesso e recebimento de assistência pelos pacientes.
De plataformas de telemedicina a dispositivos portáteis para a realização de exames. As healthtechs trazem uma série de benefícios para a saúde dos brasileiros, e é justamente isso que a Lupha se propõe a explorar no artigo de hoje.
Vamos juntos?
O que são Healthtechs?
Antes de mais nada, é preciso entender o que são as ditas “healthtechs”, não é mesmo? Pois bem, as healthtechs são empresas que empregam tecnologia e inovação na criação de soluções para o setor de saúde.
Essas empresas atuam em diferentes áreas e geralmente se envolvem na criação de dispositivos médicos e no desenvolvimento de softwares para análise de dados médicos e gestão de processos de atendimento.
O crescimento desse setor foi possível, na maioria, pela disseminação da tecnologia e a popularização de dispositivos móveis. Desse modo, atualmente, essas empresas são grandes aliadas no enfrentamento dos desafios da saúde no Brasil.
Quanto a isso, conversamos um pouco melhor no tópico seguinte. Acompanhe:
O papel das healthtechs no avanço da telemedicina e da assistência remota no Brasil
No geral, pode-se dizer que as principais áreas de influência das healthtechs no território brasileiro são:
Inovação
Como explicado acima, as healthtechs são empresas focadas em soluções inovadoras, sobretudo para a área da saúde.
Desse modo, por meio da utilização de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), elas permitem que médicos e pacientes e comuniquem remotamente de forma nunca vista antes, tornando o atendimento mais acessível e eficiente.
Democratização
Outro ponto digno de ser mencionado é a democratização possibilitada pelas healthtechs, afinal, em um país de dimensões continentais como o Brasil, é comum que os pacientes tenham dificuldades em acessar médicos especializados, especialmente em áreas remotas ou carentes de recursos.
Nesse contexto, é por meio da telemedicina que os pacientes podem receber atendimentos médicos de qualquer lugar sem que isso represente um grande deslocamento a uma clínica ou hospital.
Redução de custos
Com a assistência remota descrita acima, os pacientes podem receber atendimento médico sem precisar dispender gastos em deslocamentos ou ficar à espera em uma clínica hospital, o que além de reduzir os custos para ele, reduz alguns custos do maquinário público.
Empoderamento de pacientes e cuidadores
Por fim, as ferramentas propostas pelas healthtechs têm o poder de empoderar tanto os pacientes quanto seus cuidadores, afinal, com a utilização de aplicativos móveis e plataformas online, é possível acessar informações sobre a própria saúde e tratamentos com muito mais facilidade, bem como trocar mensagens com os médicos e outros profissionais de saúde sem grandes complicações.
Tudo isso possibilita que os pacientes se tornem mais ativos em seu próprio cuidado e tomem decisões mais informadas sobre sua saúde.
Conclusão
Analisando as informações acima descritas, fica fácil compreender o papel das healthtechs como força transformadora no que se refere ao avanço da telemedicina e da assistência remota no Brasil. As inovadoras soluções propostas por elas representam uma série de benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, tornando o atendimento mais acessível, eficiente e econômico, que são fatores fundamentais para garantir a saúde da população.