No momento você está vendo Como reduzir custos com planos de saúde

Como reduzir custos com planos de saúde

De modo geral, os planos de saúde são uma excelente opção para quem deseja garantir um atendimento médico ágil e de qualidade, no entanto, às vezes, esses planos podem se tornar onerosos para algumas pessoas.

Pensando nisso, no artigo de hoje, a Lupha separou algumas dicas para ajudá-lo a reduzir custos com seu plano.

Confira!

Mas antes, quem é Lupha?

Se essa é sua primeira vez aqui no blog, você pode estar se perguntando isso.

Então, começaremos nos apresentando!

Olá, somos a Lupha, uma corretora de planos de saúde cujo principal objetivo é auxiliar você, cliente, a tomar a melhor decisão para a sua vida no que se refere a planos de saúde.

Temos parcerias com diversas operadoras de planos de saúde para todas as faixas etárias e necessidades, e contamos com uma equipe composta por profissionais com ampla experiência no setor, prontos a orientar você e sua família na busca pelo plano ideal!

Muito prazer =)

Agora, vamos ao que interessa?

Reduzindo custos com planos de saúde.

Algumas dicas que podemos dar para que você reduza custos com planos de saúde incluem:

  1. Avaliar e comparar diferentes opções de planos de saúde

O primeiro passo para reduzir os custos com planos de saúde é avaliar e comparar diferentes opções.

Pesquise, pesquise e pesquise!

Isso é importante e vai oferecer uma visão mais ampla das opções disponíveis do mercado, assim, você será capaz de analisar preços, coberturas, custo-benefício e outros fatores mais assertivamente e, consequentemente, escolher um plano que atenda às suas necessidades e que seja compatível com seu orçamento.

  1. Optar por planos com coparticipação.

Coparticipação é um modelo em que o beneficiário paga uma parte do valor dos procedimentos médicos que realizar além da mensalidade, ou seja, arca com uma porcentagem ou valor fixo estipulado no contrato para cada consulta, exame ou procedimento realizado.

Essa modalidade pode ser vantajosa do ponto de vista da redução de custos porque:

  • as mensalidades desse tipo de plano costumam ser mais acessíveis;
  • a coparticipação pode incentivar o uso consciente do plano de saúde, evitando consultas e exames desnecessários;

No geral, se você tem uma boa saúde e só vai ao médico esporadicamente, essa pode ser uma boa opção.

  1. Cobertura regional

Planos com cobertura regional são mais limitados em termos de abrangência, mas costumam ser mais acessíveis.

Eles são indicados para quem não viaja com frequência e/ou não tem necessidade de atendimento em outras cidades, portanto, se você se encaixa nesse perfil, considere contratar um plano com abrangência regional ao invés de nacional.

  1. Participe de programas de prevenção.

Algumas operadoras oferecem programas de prevenção, que podem incluir acompanhamento nutricional, exames de rotina, campanhas de vacinação, entre outras ações.

Esse tipo de iniciativa pode ajudar a prevenir doenças ou complicações de condições pré-existentes e, assim, reduzir a necessidade de atendimento médicos.

  1. Usar o plano conscientemente

O uso consciente do plano de saúde também pode ajudar a reduzir os custos.

Nesse sentido, evite realizar procedimentos desnecessários ou que não tenham indicação médica e procure se informar sobre as melhores formas de utilizar seu plano.

  1. Avalie a possibilidade de um plano coletivo

Planos familiares ou empresariais podem ter um valor mais acessível que planos individuais, portanto, avalie essa possibilidade.

Aqui, vale também entrar em contato com a operadora do seu plano e se informar quanto a cobertura, os valores e outras informações relevantes que podem ser decisivas no momento de adotar o plano coletivo.

  1. Mantenha uma vida saudável

Por fim, manter uma vida saudável também pode ajudar a reduzir os custos com planos de saúde.

Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e evitar vícios prejudiciais como o tabagismo, por exemplo, podem contribuir para uma vida mais saudável, sem tantas idas ao médico e, consequentemente, para uma redução nos gastos com saúde.

Conclusão

No artigo de hoje, conversamos sobre algumas medidas simples que podem ser adotadas para que você reduza seus custos com planos de saúde.

Ficou interessado pelo nosso conteúdo? Aqui tem muito mais!