No momento você está vendo Como gerenciar os custos de um plano de saúde empresarial?

Como gerenciar os custos de um plano de saúde empresarial?

A saúde é um aspecto importante na vida de todas as pessoas e para as empresas, é fundamental garantir que seus colaboradores estejam protegidos e possam cuidar de sua saúde para garantir uma maior produtividade e o cumprimento das metas.

Por essa razão, muitos negócios optam por contratar um plano de saúde empresarial, no entanto, é preciso prestar atenção aos custos desse tipo de plano, já que eles podem afetar significativamente o orçamento corporativo.

Pensando em tudo isso, a Lupha trouxe, no artigo de hoje, algumas dicas e recomendações para a gestão dos custos de um plano de saúde empresarial.

Prontos? Então vamos lá!

Como a contratação de um plano de saúde empresarial afeta a sua empresa, tanto econômica quanto profissionalmente?

Em primeiro lugar, para entender como gerenciar os custos de um plano de saúde empresarial, é preciso compreender os impactos que essa contratação tem sobre a companhia.

Nesse sentido, do ponto de vista econômico, por exemplo, é preciso levar em consideração que um plano de saúde pode representar uma despesa significativa para a empresa, especialmente se ela não tiver um bom gerenciamento de custos. Além disso, é importante considerar que os custos de planos de saúde tendem a aumentar com o tempo, o que exige atenção constante por parte da companhia.

Falando do ponto de vista profissional, por outro lado, a contratação de um plano de saúde empresarial pode ter impactos positivos na motivação, satisfação, produtividade e absenteísmo dos colaboradores.

Com tudo isso dito, vamos ao que interessa!

Como gerenciar os custos do plano de saúde empresarial

Para garantir que a contratação do seu plano não se torne uma bola de neve, é importante que você, como gestor:

  • Conheça a fundo o perfil dos colaboradores da sua empresa

Faça uma média da idade, estilo de vida, condições de saúde e outros fatores relacionados aos seus funcionários. Desse modo, você poderá escolher um plano que melhor se encaixe às necessidades deles e evitar custos desnecessários com coberturas que não serão acionadas.

  • Negocie com a operadora

Antes de fechar negócio, negocie termos, condições e valores com a operadora. Não tenha medo de pedir descontos, ajustar prazos de pagamentos e faça também uma análise do custo-benefício do plano.

  • Promova uma cultura de saúde no seu ambiente de trabalho

Já falamos sobre isso aqui no blog, mas não custa reforçar: a promoção de uma cultura de saúde no seu ambiente de trabalho é uma excelente solução para a gestão de custos e pode incentivar a prevenção de doenças e aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo gastos com saúde.

  • Considere adotar o modelo de coparticipação

Considere dividir os custos dos procedimentos médicos. Desse modo, é possível aumentar a conscientização dos funcionários quanto ao plano de saúde e evitar o desperdício de recursos.

Além disso, o modelo de coparticipação pode incentivar a busca por tratamentos mais eficientes e econômicos, o que pode resultar em uma significativa redução nos custos do plano de saúde empresarial.

  • Oriente seus funcionários

É importante que além de conscientizados, os colaboradores sejam orientados e tenham acesso a informações claras e precisas sobre o plano de saúde empresarial contratado.

Assim, eles podem compreender as coberturas oferecidas e como utilizá-las de maneira eficiente e adequada.

  • Invista em acomodações ergonômicas e confortáveis

Todos nós já ouvimos falar que é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

E com planos de saúde empresariais, isso não seria diferente. Portanto, invista em acomodações ergonômica e confortáveis.

Essa é uma ótima forma de prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho. Além de aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar a qualidade de vida profissional deles.

  • Fale com quem entende do assunto

Por último, mas não menos importante: fale com quem realmente sabe do assunto!

Conte com uma ajuda especializada, como aquela que a Lupha pode oferecer.

Aqui na Lupha, podemos ajudar você, empresário em busca de um plano de saúde empresarial, a escolher o plano ideal para o seu negócio e oferecer as orientações e o suporte necessário em caso de dúvidas ou problemas.

O que está esperando? Entre em contato hoje mesmo e fale com um dos nossos representantes!