No momento você está vendo Cada vez mais brasileiros têm acesso a planos de saúde

Cada vez mais brasileiros têm acesso a planos de saúde

A saúde é uma das principais preocupações da população brasileira. Para se ter ideia, o acesso a planos de saúde (sistema privado de saúde) figura na lista dos três maiores desejos de consumo da população do país, da qual também participam a educação (também privada) e a casa própria.

Nos últimos anos, o número de brasileiros com planos de saúde tem aumentado significativamente, o que tem trazido benefícios tanto para os indivíduos quanto para a saúde pública na totalidade.

É sobre isso que conversamos no artigo de hoje. Fique ligado!

A importância do acesso aos planos de saúde para a população brasileira e como isso afeta a saúde pública.

O acesso a planos de saúde é extremamente importante para a população de modo geral, afinal, ele permite que as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, com maior rapidez e eficiência e, assim, tenham mais qualidade de vida e segurança.

Além disso, os planos de saúde oferecem uma gama de serviços que muitas vezes não são disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Por exemplo,  exames mais especializados e cirurgias de alta complexidade.

No que se refere à saúde pública, por outro lado, o aumento do número de pessoas com acesso a planos de saúde pode representar uma redução na demanda por serviços de saúde do SUS e na consequente diminuição das filas de espera e melhoramento do atendimento para pessoas que dependem exclusivamente da rede pública.

Fatores que contribuem para o acesso a planos de saúde a maior fatia da população.

De modo geral, existem diversos fatores que contribuem para o aumento do acesso aos planos de saúde no Brasil, sendo os principais:

  1. Busca por maior segurança em saúde.

Muitas pessoas que buscam por maior segurança em saúde, veem nos planos de saúde um meio de alcançar esse objetivo.

Principalmente quando falamos em atendimentos clínicos, tratamentos, exames complexos ou cirurgias. Afinal, por meio deles, é possível ter acesso a serviços de saúde de forma mais ágil e personalizada.

  1. Insatisfação com o Sistema Único de Saúde (SUS)

Embora o SUS seja um serviço que oferece serviços de saúde gratuitos para todos os brasileiros, a crescente insatisfação dos usuários com o Sistema também vem contribuindo para o aumento do número de pessoas com planos de saúde.

Entre os fatores de maior insatisfação, podemos citar:

  • as longas filas de atendimento;
  • a falta de recursos e infraestrutura para atendimentos;
  • entre outros.
  1. COVID-19

A pandemia de COVID-19 que infelizmente assolou o mundo nos últimos anos também tem um significativo impacto no aumento do acesso aos planos de saúde.

A crise sanitária mostrou a importância de se ter uma boa saúde e um atendimento eficiente em caso de necessidade.

Conclusão

O aumento do acesso aos planos de saúde é uma importante tendência que vem sendo observada nos últimos anos e representa uma opção que tem se mostrado cada vez mais relevante e necessária, sobretudo no cenário de crises sanitárias e financeiras que pode ser constatado no Brasil diariamente.

Nesse sentido, se você, assim como boa parte da população brasileira, tem interesse em ser um beneficiário de planos de saúde, clique aqui e fale com um de nossos representantes.